O SANTUÁRIO

Um espaço encantador que une história, religiosidade e uma natureza exuberante. O Santuário do Caaró pertencente à Igreja Católica, oferece a possibilidade para seus visitantes de conhecer e ouvir narrativas de diferentes fases ou períodos que remontam ao processo de catequização dos povos nativos e colonização das terras pertencentes ao Reino de Espanha. Está situado no município de Caibaté, localizado na Região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul, ocupa um lugar de destaque por situar-se na parte central, sendo conhecido como o "Coração das Missões".

A ampla área verde com preservação de mata nativa e uma fonte de água (vertente que brota da terra) que foi abençoada pelo padre jesuíta Roque Gonzales é considerada por muitos como milagrosa, chama a atenção quando trata da História dos três Santos Mártires das Missões. Esse Santuário foi construído em homenagem aos padres jesuítas martirizados durante a implantação do que tradicionalmente chamamos de Primeiro Ciclo ou Primeira Fase de fundação dos povoados missioneiros ou reduções jesuíticas.

O local passou a integrar o trajeto do Caminho das Missões para se tornar um ponto de hospedagem antes dos peregrinos seguirem em direção a São Miguel das Missões. Para quem inicia o trajeto em São Borja ou em São Nicolau, o Santuário do Caaró é ponto de parada obrigatório. Após alguns dias intercalando hospedagens em casas de família e hotéis, chegar no Caaró sem dúvida nenhuma é algo diferenciado. No dia de chegada após a recepção, os peregrinos são encaminhados à Casa de Retiro para alojarem-se em seus quartos e depois de um bom percurso trilhado usufruírem das acomodações. Após o merecido descanso, o convite para um passeio guiado, muitas vezes imagina-se que para quem vem caminhando há dias, vai caminhar para descansar?

Sim, caminhar pelos jardins floridos, conhecer a capela e a história local, descer até a fonte de água, ouvindo o canto dos pássaros e observando a diversidade da flora e da fauna, com certeza possibilita o descanso mental, físico e emocional. Descanso na tarde, reposição de energias no delicioso jantar e café da manhã preparados pelos anfitriões, servem para preparar a próxima jornada. Na manhã seguinte, muitas vezes antes do Sol nascer, pé na estrada, por campos nativos, áreas de criação de gado e plantações, os peregrinos seguem sua "missão". Assim despedem-se de mais um colaborador que recebe ao longo do Caminho, carregando em suas mochilas conhecimento, a chama da esperança que emana do coração, a cultura regional e o afeto do povo missioneiro.

CONTATE-NOS

Santuário Caaró