PE. AFONSO RODRIGUES 

  • Dados Biográficos e Família

    Afonso nasceu em Zamora, na Espanha em 10 de Março de 1598. Seus pais eram Gonzalo Rodrigues e Maria de Olmedo, um casal profundamente religioso. de Campos.

  • Companhia de Jesus

    Em Março de 1614, entrou na companhia de Jesus, em Salamanca e partiu para o noviciado em Villagarcia de Campos. Quando se preparava para ir a Pamplona, a fim de prosseguir seus estudos, passou por Villagarcia, Pe. João Viana, procurador da província do Paraguai, com o fito de recrutar voluntários para a missão. Afonso apresentou-se como candidato e foi aceito.

    Embarcou de fato, no dia 02 de novembro se 1616, juntamente com outros 37 companheiros, entre os quais estava também, João de Castilho. Foi uma viagem cheia de perigos. Uma violenta tempestade quase os fez naufragar. Após, descansarem quinze dias na Bahia, partiram novamente. Chegaram ao porto de Buenos Aires no dia 15 de fevereiro de 1617. Afonso viajou então para a cidade de Córdova na Argentina onde continuou os estudo a de Filosofia e artes. Depois estudou teologia.

  • Ordenação Sacerdotal

    Em meados de 1624, foi ordenado sacerdote. Uma das suas consistia numa especial veneração ao Cristo crucificado. Vivia a mística da cruz e do martírio, como preciosa herança Cultural-religiosa de seus conterrâneos. Seu primeiro ministério sacerdotal desenvolveu-se durante 8 meses, junto aos indígenas, os ferozes e guaicurus, as margens do rio Pilcomaio.

  • Rio Grande do Sul e Caaró

    O Pe. Roque González havia fundado a redução de Itapuã, quando como Superior das Missões, realizou uma visita à essa redução, e assim manifestou seu íntimo desejo de ser enviado a uma missão mais desafiadora. Foi bem acolhida a sua solicitação. Pe. Roque levou-o as Missões da banda do Uruguai, especialmente a Caaró, onde ambos lançaram as bases de uma nova redução e tombaram juntos com o mártires da Igreja.