PE. ROQUE GONZALES DE SANTA CRUZ


  • Dados Biográficos e Família

    Roque Gonzales nasceu no ano de 1576 na cidade de Nossa Senhora da Assunção, hoje capital do Paraguai. Filho de Bartolomeu Gonzales de Valverde e Maria de Santa Cruz, ambos de famílias com elevada classe social e de sólida fé cristã. O casal teve um total de dez filhos, cujos vários ocuparam encargos importantes na vida público-administrativa de Assunção e dois deles se tornaram sacerdotes: Pedro, e o mais novo, Roque.

  • Infância de Roque

    Durante sua infância, Roque viveu em um ambiente de fé cristã e sua família tinham uma participação bastante ativa na vida comunitária, tanto civil quanto religiosa. Roque foi escolhido por seu Bispo diocesano como coroinha, juntamente com mais onze meninos. O Bispo ministrava-lhes aulas de latim e outras disciplinas importantes e acima de tudo, uma sólida formação cristã e vocacional.

    Desde menino, Roque obteve destaque dentre os demais colegas, exercendo uma liderança muito positiva entre eles. Gostava muito de esportes, em especial a natação e a equitação e sempre se manifestava com uma personalidade enérgica, corajosa e afável. Roque sempre foi muito querido por todos os que viviam a sua volta, e era como um catequista para seus amigos, presando sempre pela oração.

    Roque também conviveu desde muito novo com índios guaranis e conhecia perfeitamente a língua e a tradição dos indígenas. Falava guarani como se fosse o seu próprio dialeto materno.

  • Vocação Apostólica

    Em 1589 S. Francisco Solano, o grande apóstolo da América do Sul, visitou Assunção. Exercendo uma forte influência sobre a vocação do jovem Roque, com 13 anos na época. No ano anterior, em 1588, jesuítas se estabeleceram em Assunção e Roque começou a frequentar o colégio mantido por eles, onde completou seu tirocínio curricular, inclusive o da Teologia: dogma e moral.

  • Ordenação 

    Foi ordenado sacerdote em 1598 com 22 anos de idade, porém não se tem a data precisa da sua ordenação. Roque, se não foi o primeiro, foi um dos primeiros sacerdotes nativos do Paraguai.

  • Companhia de Jesus

    Foi Noviciado na Companhia de Jesus em 09 de maio de 1609 e após 2 anos de intensa formação fez sua primeira profissão. Foi enviado para aa Redução de Santo Inácio de Guaçu em 1611 onde iniciou sua missão no Brasil.

    Roque veio para o atual estado do Rio Grande do Sul em 03 de maio de 1926, após longos anos tentado adentrar no território, fundando a redução de São Nicolau, na banda oriental do Rio Uruguai. Em 1627 foi nomeado com Superior Regional de todas as reduções da área do Rio Uruguai. Em 15 de agosto de 1628 fundou a redução de Assunção do Ijuí, incumbindo-a aos cuidados a Pe. João de Castilho.
  • Caaró

    Em 1628, jutamente com Pe. Afonso Rodrigues, em 01 de Novebro, lançous os fundamentes da Redução do Caaró, dedicando a todos os Santos Mártires.